terça-feira, 29 de julho de 2014

Preciso contar algo a vocês hoje: venho fazendo dieta desde que me entendo por gente.
Já fiz RA, "da usp", "do leite", South Beach, Dukan, Atkins, "dos chás" e mais um monte que vocês puderem imaginar.

E eu tenho um sério problema com arroz. E toda vez que vinha uma nutri falando pra eu comer 2 colherinhas disso, mais 2 bolachinhas daquilo eu morria um pouco por dentro. Porque eu sabia que não ia durar muito.

Eu seguia a dieta bem por duas semanas... até um mês, que era o tempo de voltar no retorno. Emagrecia. (claro, saindo de uma ingestão diária de 3 mil calorias pra um cardápio de 1000 todo mundo emagrece).
Só que eu não conseguia me manter por muito tempo comendo de 3h em 3h horas. Gente, quem trabalha fora ou estuda o dia todo não pode parar pra ficar mastigando.
Como fazer? Vou mandar o paciente "aguentar ali um pouquinho" que vou comer meu lanche da tarde e já volto!?

E sobre as porções de arroz e derivados de glúten que me deixavam compulsiva? Eu ficava numa fissura TÃO GRANDE que pensava em comer 24h por dia.
7 dias por semana.

E quando sucumbia e jacava, me sentia mal, me sentia um fracasso. Pior do que me sentia por estar gorda. Então comia pra me consolar e voltava ao fundo do poço.

Eis que fui me descobrindo com o passar do tempo... vi que meu desempenho melhor é uma dieta com menor quantidade de carbos e livre de industrializados. Afinal, de quê adianta fugir da coca zero com corante, conservante, adoçante, etc se eu vou consumir exatamente a mesma coisa numa gelatina zero!?

Resolvi cortar o glúten e açúcar por 30 dias pra testar como seria. Depois disso, me sentia tão bem que não quis mais voltar a consumi-los. Minhas compulsões sumiram, eu não me sinto mais uma viciada que só pensa em comer. Eu como calmamente... não engulo o prato todo naquele desespero de "não deixar a comida fugir".

Eu não tenho mais cólicas, não tenho mais as diarréias e desconforto que sentia quando comia pão, macarrão, bolachas (normal ou integral). Não tenho mais dores no estômago, nem azia, nem refluxo.
Não tenho mais aquele "desânimo de viver". Meu humor melhorou absurdamente.

E é só voltar a comer glúten que esse quadro horrível todo volta. Eu cheguei até a fazer exames para ver se tinha algum tipo de intolerância e o resultado veio negativo. A nutri achou absurdo eu querer excluir pães/massas/bolachas porque são fontes de carbo. E daí? Açúcar também é e ninguém "receita" isso num cardápio.

E há quem diga que "mas comer de tudo um pouco é o certo".
Mas falar pra um ex-alcoolista que beber de tudo um pouco também é certo!? Vai falar que é falta de vontade dele de não conseguir ficar só no primeiro gole?

Se algo faz mal pra alguém, por quê forçá-la a consumir isso!?

Eu não excluí um "grupo alimentar". Eu não excluí os carboidratos. Ainda consumo eles em forma de frutas, batata doce, mandioca, abóboras e afins.

Excluí o que me faz mal.
Eu como comida de verdade. Frutas, verduras, legumes e carnes frescas. Como pra me fazer bem, não pra me punir ou me consolar.

E nunca na vida comi tão bem, tão sem culpa e tão sem compulsão. E emagrecendo.
Nunca antes consegui ter uma alimentação tão boa, variada sem me sentir pra baixo (mau humor mesmo) por não comer "tal coisa" que fulano tá comendo.

Hoje tenho consciência que comida não foi feita pra tapar buracos de sentimentos...
Foi feita pra nutrir. Afinal, comida não é nenhuma inimiga

comida é só comida.

Meu registro de alimentação: http://instagram.com/sobasico_paleo

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Olá pessoas!

criei uma página no FB pra trocar informações de forma mais dinâmica =D


curtam lá https://www.facebook.com/camilasoobasico

se quiserem adicionar meu perfil, fiquem a vontade: https://www.facebook.com/profile.php?id=100004134049121

adoro o blog, mas ele requer um gasto de tempo maior pra compartilhar e comentar... lá é mais fácil e rápida a interação!

não quer dizer que vou abandonar o blog, tá?
vira e mexe vou dar um pulo aqui também ;D
Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes. Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.

Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo. O sucesso é construído à noite!

Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados.

Não se compare à maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso.

Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chopp com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam Sol à beira da piscina.

O mundo não está nem aí, se você está cansado ou triste; ele não para. E quem vive lamentando ou reclamando da vida nunca vai conseguir chegar em lugar nenhum.

A realização de um sonho depende de dedicação. Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está, em verdade a ilusão é combustível dos perdedores pois...

Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO. Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA.

[Roberto Shinyashiki]
quarta-feira, 23 de julho de 2014
"Grandeza é apenas algo que inventamos. 
De alguma forma, passamos a acreditar que a grandeza é um dom reservado para uns poucos escolhidos, para prodígios, para as estrelas, e o resto de nós podemos apenas ficar assistindo. 
Esqueça isso. 
Grandeza não é uma fita de DNA raro. 
Não é uma coisa preciosa. 
A grandeza não é mais exclusivo para nós do que respirar. 
Todos nós somos capazes disso, TODOS NÓS. "

terça-feira, 22 de julho de 2014

Há gordo que quer emagrecer nunca admite que seu excesso de peso é porque come demais. Culpa um hipotireoidismo inexistente, culpa o metabolismo supostamente lento, culpa a indústria alimentícia que só pensa no lucro e detrimento da saúde do consumidor (essa última não deixa de ser verdade)...

Quando vemos uma pessoa magra e comentamos com ela "nossa, você é magra, deve comer tão pouco!" e ela já rebate: "imagina, menina! eu como muito... sou 'magra de ruim' "

Já se uma pessoa com excesso de peso que quer emagrecer é questionada sobre seu cardápio pela Nutri/Nutróloga/Endoc ela já replica sem dar tempo de continuarem a pergunta: "Euuu!? mas eu como TÃO POUQUINHO, não sei porque engordo tanto!"

Para uma pessoa obesa em negação, tudo é no diminutivo:

- Ahh eu comi uma coxiiinha...
- Foram só uns bombonzinhos...
- Vou repetir só mais um pratinho de feijoada...
- No churrasco só comi uns pãezinhos com lingüicinhas
- Me dá só mais um pedacinho dessa sobremesa aí...

Falando em sobremesa, lembrei dos tamanhos de porções... Se você pede para uma pessoa magra um pedacinho de pudim, ela vai trazer um pedacinho mesmo. Se você pede pra alguém mais gorda um pedacinho, é bem provável que ela volte com 1/5 do pudim em um prato para você.

Que fique bem claro: não estou sendo preconceituosa ou coisa do tipo.
É ótimo se a pessoa gosta de si mesma acima do peso, mas se ela está insatisfeita e quer emagrecer, o primeiro passo é ser sincera consigo mesma.

Estou descrevendo experiências que tive... tenho uma tia bem gorda que culpa os medicamentos que toma e a genética pelo peso que tem. A ironia é que a irmã dela é super em forma... rss
Ela deve ser adotada e ninguém, nem minha avó sabe, né?  hahaha

Eu não uso "diminutivos", mas confesso que não comia na frente das pessoas o mesmo tanto que como quando estou sozinha em casa. E algumas vezes já me falaram: nossa, você é gordinha, mas nem come tanto... Poisé. Não na frente dos outros.

Mas saiba: todo esse meu exagero e compulsão se dava pelo efeito viciante do glúten e do açúcar... SIM!! (hahaha parece até desculpa de gordo em negação né!?)
Eles agem no cérebro da mesma forma que outras drogas e nos faz perder a mão às vezes (no meu caso eram muuuitas vezes). E olha, haaaaja autocontrole pra comer uma colherinha disso... meia porçãozinha daquilo, viu?

Por isso decidi abrir mão dessas duas coisas. Se me fazem mal pra saúde e pra autoestima: LIXO!

Algo que aprendi ao longo do tempo...

"Não adianta comer escondido, a gordura aparecerá em público!"

Tenho melhorado aos poucos... compulsões estão inexistentes desde que excluí o glúten e o açúcar. Não sinto falta de maneira nenhuma. Essa é a vantagem de comer de maneira "limpa" (comida de verdade): seu paladar melhora e não sente mais falta de comidas pouco nutritivas mais.

Paleo é amor <3
Paleo, pra mim, é liberdade! <3
segunda-feira, 21 de julho de 2014
Quantas vezes você já foi educada com alguém ao tentar não dizer coisas más para ela? 
Ou então: se sua melhor amiga faz uma pergunta sobre algum ponto negativo dela, em vez de concordar e acabar com a autoestima já abalada, você resolve ressaltar uma qualidade que ela tem... certo?
Então porque quando está na frente do espelho você olha pra si e diz/pensa as piores coisas que uma pessoa poderia falar pra outra?
Sinceridade?
Ou crueldade!?
Por que não tentar ressaltar suas qualidades enquanto trabalha pra mudar o que te incomoda?
Por que destacar só aquilo que odeia?
Por que ficar cega para o que existe de bom em você?
Por que continuar sendo tão má consigo mesma?
- Eu quero que imagine uma versão de você mesma com 10 anos sentada ali. Agora diga àquela garotinha que ela é gorda.
- Eu não vou fazer isso.
- Diga àquela garotinha que ela é feia.
- Eu não quero fazer isso.
- Diga àquela garotinha que ela é uma vergonha, desprezível e inútil.
- Porque é isso o que faz consigo mesma todos os dias quando diz isso pra você.
- Quando você se convence que você é uma vergonha e um fardo.
- Você pensa que ela é feia?
- Não
- Não? Ou gorda?
- Não
- Ou uma vergonha ou horrível ou desprezível?
- Pare! Não! Tá bom? Não.
- O que você quer dizer a aquela garotinha?
- Se ela dissesse a você que é assim como ela se sente consigo mesma. O que diria a ela?
- Que ela está bem assim. Que ela é perfeita.
cenas de My Mad Fat Diary
sexta-feira, 18 de julho de 2014
Alta, magra, cabelos lisos e loiros, heterossexual e jovem: este é o padrão de mulher que a mídia brasileira apresenta hoje. Se levarmos em conta que apenas 47% das brasileiras se consideram brancas, esse padrão já se mostra errado. (...)
Com esse padrão sendo empurrado garganta abaixo nos principais veículos de comunicação, a mulher “real” é oprimida, enfrentando situações em que precisa repudiar aquilo que lhe é natural para se encaixar no que a mídia define como aceitável – como no caso dos pelos do corpo, algo natural que é encarado como errado e que não é mostrado nem mesmo nos comerciais de cremes depilatórios.


Tenho visto muitas matérias estampadas em revistas e portais pela net com dizeres:
- 10 dicas pra agradar o gato na cama
- 15 dicas pra abandonar a canga no verão
- a dieta da noiva: como chegar no casamento 30 kg mais magra

e isso reflete absurdamente no comportamento feminino de modo geral. Reflete pra pior.

Estou cansada de ver pessoas criticando outras sobre como se vestem, como se comportam, como comem ou deixam de se vestir, comportar ou comer.

Esse negócio de VOCÊ TEM QUE:
- Usar salto alto
- Estar sempre maquiada
- Estar sempre "feminina" (o que é ser feminina!? responda sem esterótipos. eu te desafio!!)
- Estar sempre em forma
- Estar sempre bem vestida (Oi? de acordo com quem isso!?)

"VOCÊ TEM QUE" nada, minha filha!
Já ouvi até coisa do tipo "ai, mas se a mulher 'se larga' que namoradx vai querer continuar com ela?"

Peloamordadeusa, preste atenção: você pode se arrumar, se produzir e se exercitar sem que seja pra agradar alguém, tá? 
AGRADE/AME A SI MESMA acima de todas as outras coisas.
Use maquiagem se quiser, use salto se quiser, use vestidos se quiser, malhe (ou não) o quanto quiser e não porque alguém disse que DEVE ser assim ou então você não é "mulher o bastante".

PARE de usar escala "ser sexy" como padrão de medida para o sucesso de uma pessoa.
Uma mulher pode muito bem dar conta de tudo da vida dela e simplesmente não querer ou esquecer de fazer a unha naquela semana. E DAÍ?
Ela vai ser menos mãe, pior profissional, mulher horrível por causa disso?
Para a surpresa de muitas: NÃO.

Desde quando batom na boca, unha feita, e salto alto refletem os valores pessoais de alguém!?
Porque uma mulher só é "boa" se for "feminina" e com sex appeal moldado pela mídia?

Se você já olhou pra uma mulher com namoradx e pensou: "Ai que feia... o que será que elx viu nela!?"
Saiba que companheirismo nada tem a ver com a marca da roupa que a pessoa usa...
que amor não tem a ver com a quantidade de base que ela passa no rosto
e que sorrisos de cumplicidade não se mede com quantas camadas de rímel ela usa todo dia.

Há quem "se produza" porque é bonita interiormente e quer refletir isso no exterior... do jeito dela.

E há quem só tem o exterior pra fingir que tem algo de belo... Usar algo de marca não te faz melhor (nem pior) que ninguém, menina! Para de se apegar a esse jeito esnobe do "eu tenho e preciso mostrar isso".
A pessoa precisa se apegar algo tão frágil como um blush ou salto de marca pra se sentir segura? E se o blush cai e o salto quebra? Senta e chora?

Autoestima tem que vir de dentro. É uma confiança na sua capacidade de realizar coisas. É um sentimento de se empoderar da própria vida.

Se amar é se cuidar.
Mas esse cuidado nada tem a ver com o que as pessoas vêem na sua aparência.
Você pode se cuidar lendo algo que curte, assistindo algo que gosta, praticando algum exercício que te faz bem... passando tempo a toa com as pessoas que você ama e até mesmo cozinhando algo gostoso
sem pressões, sem cobrança.

Essas experiências ninguém pode tirar de você.
Esses valores não saem com demaquilante.


sábado, 12 de julho de 2014
Começando do começo:

1 ) resolvi me aventurar fora da paleo porque achava que já tinha o controle da situação, me achava "dona de mim mesma" novamente.
2 ) eis que a compulsão voltou, que a depressão voltou e me ferrei lindamente na facul.
Pessoal, não é fácil. 
Aliás, tá foda.
3 ) percebi que o glúten e o açúcar interferem de maneira absurdamente negativa no meu cérebro (depressão, falta de concentração, sono ferrado)... estou até lendo o Dieta da Mente (download) pra ver se lá tem algum respaldo científico em relação a isso.
Porque olha, eu sou uma pessoa irreconhecível sem glúten e açúcar, viu!?
Irreconhecivelmente melhor sem eles.

Tanto isso é verdade que decidi voltar à Paleo hoje mesmo (depois de 2 meses chafurdando em 'lixo' alimentar... e vários kg recuperados). A questão é ter que passar por todo o ciclo de abstinência até entrar em cetose.

Se eu já tivesse indo na psiquiatra, uma possível conversa seria:
- EU SINTO FOME.
- Com que frequência?
- O TEMPO TODO.

Eu fora da Paleo-lchf
Sim, minha gente! O tempo todo e de maneira absurda... Exceto quando estou em cetose por causa do low carb.

Por isso, pela primeira vez NA VIDA (em abril/14), consegui me manter numa dieta em que emagreci 6kg no mês sem passar fome... Louvada seja a Paleo-LCHF!!
Tudo por causa da maravilhosa, linda e absoluta cetose-do-amor <3

Então eu me pergunto: por que mesmo resolvi sair da dieta? Resposta simples: PORQUE SOU BURRA.
Só isso explica.

O jeito agora é FORÇA, FOCO E CAFÉ (bulletproof de preferência... entendedores entenderão) até voltar aos eixos, né?

Sobre cetose eu só vou deixar um ctrl+c/ctrl+v lindo sobre isso:
Cetose é o nome dado ao processo de liberação de corpos cetônicos que acontece em decorrência da lipólise, ou seja, quando está queimando gordura como combustível. Se um corpo não está queimando gordura, ele está queimando glicose.
Quando colocamos muita glicose no sangue – quando comemos muitos carbos – a insulina converte e armazena esse excesso de açúcar em gordura, e você ganha peso. Porém quando você mantém a ingestão de carboidratos baixa, você estará limitando a disponibilidade de glicose e forçando o seu corpo a valer-se da gordura dos alimentos e da gordura armazenada nas suas “pochetes” para funcionar.
Além de ser um truque bem inteligente que o corpo humano sabe fazer, a lipólise e a cetose decorrente dela também trazem outro benefício: a fome acaba. Foi depois de “virar a chavinha” para a lipólise que eu percebi todo o potencial da dieta low carb, porque você de uma hora pra outra se vê livre do vício dos carboidratos, que você achava que era simplesmente fruto da sua “falta de força de vontade”.
Enfim, lagriminhas de emoção. Pura maravilha bioquímica.
FONTE: Vida LowCarb 
ps: só pra constar... JÁ TÔ COM FOME DE NOVO  =(
segunda-feira, 7 de julho de 2014
Ultimamente tenho andado muito cansada. MUITO MESMO.
Nos finais de semana eu sou capaz de passar o dia inteiro dormindo e ainda acordar cansada.
Cansaço antes de comer... pior ainda depois de comer. Me sinto um zumbi o tempo todo.

Não, não é nada hormonal... fiz exames há algumas semanas (logo precisarei refazê-los) e está tudo ok.
A explicação mais plausível seria uma hipoglicemia reativa... O que é isso?

Vamos por partes:
Quando comemos, nosso pâncreas trabalha liberando insulina para que a energia obtida na digestão dos alimentos "entre" nas células. Ocorre que, quanto maior o índice glicêmico do alimento, mais o nosso pâncreas tem que trabalhar. Por ex: comer aquela torta de chocolate lotada de açúcar faz com que haja necessidade de uma liberação gigante de insulina pra conter essa enxurrada desse açúcar no sangue.

Pois bem. Sabemos que quanto mais açúcar/farinhas/carbos refinados comemos, mais insulina será liberada. Mais sentiremos fome, mais vontade de comer, cada vez maior compulsão. Você já deve estar pensando: Tá Camila... para de enrolar e vá direto ao ponto!!

Ok ok... vamos lá: a hipoglicemia reativa é o tipo que ocorre geralmente após a refeição, desencadeada pela rápida absorção dos carboidratos levando o organismo a produzir uma quantidade de insulina maior que o necessário. Por isso, ocorre uma redução da glicemia com aparecimento dos sintomas aproximadamente uma hora e meia a 3 horas após a refeição. E esses sintomas podem ser:
  • fadiga
  • cefaléia
  • palpitações
  • depressão
  • nervosismo
  • irritabilidade
  • tremores
  • desejo por coisas doces
  • apetite aumentado
  • rinite
  • sudorese
Eu tenho sentido a maioria deles... 
Solução!? Parar com açúcar/farinhas/carbos refinados. 
Pode ser bem contraditório levando em conta que crescemos com a idéia de que se alguém está hipoglicêmico precisa tomar uma "aguinha com açúcar" pra melhorar, não é mesmo!?

Mas evitar tais alimentos é mais que necessário pra evitar esses "surtos de trabalho excessivo" do nosso querido pâncreas <3

Lanço hoje uma campanha #DigaNãoaExploraçãodoSeuPâncreas !! hahaha

Só de ter comido de forma "limpa" ontem minha disposição já melhorou uns 20% e dormi melhor hoje (não tive aquele "sono pesado de morte" como costumava ter). Ainda é pouco... quero ver quando fechar a semana!

domingo, 6 de julho de 2014

"Um novo estudo, feito entre os adolescentes na Austrália, demonstrou que aqueles que bebiam uma lata de refrigerante por dia acrescentavam 6,4 kg ao seu peso corporal atual. 
Baixos níveis de atividade física, a paixão e dependência pela televisão e pelos vídeo jogos é outra das razões para a obesidade infantil. 
Houve uma mudança drástica nos hábitos familiares, que conduziu a horários de refeição irregulares e a uma tendência para a ‘comida de plástico’ ou para a chamada ‘comida de conveniência’." (fonte 1)

"Nossa pesquisa indica que quanto maior é tempo de obesidade, maior é o risco de irreversibilidade da lesão cardíaca", diz Majd AlGhatrif  (fonte 2)

"O comportamento dos pais influencia diretamente o modo como as crianças lidam com a própria alimentação. Por isso, a melhor forma de educá-las é tomando atitudes que sirvam de exemplo, como escolher alimentos saudáveis; realizar as refeições na mesa; evitar fast-food e pratos e comidas prontas; oferecer alimentos saudáveis sem, com isso, forçar o consumo; e nunca usar alimentos não saudáveis, como doces, para “presentear” os filhos pelo bom comportamento." (fonte 3)

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Gordo tem uns pensamentos bem deturpado às vezes, né!? Vi essa imagem no tumblr e achei muito interessante a frase. Já fiz isso MILHARES de vezes.

"Me sinto gorda hoje. E pra me sentir melhor eu vou comer este bolo. Sim. Bom plano."

É como querer parar de beber... bebendo mais. 
É como querer parar de fumar... fumando um maço a mais. 
É como querer viver e resolver se jogar do 11º andar de um prédio.

você dirá: "Ai, Camila, que exagero!!"

Não é não.
Comida pra pessoas como eu (compulsivas) é como droga pra viciado. Você se sente tão mal por causa da sua dependência que acaba consumindo ainda mais aquilo que lhe faz mal... só pra se sentir bem.

Você tem pensamentos de gordo como aquele do bolo? Quais são suas âncoras?
terça-feira, 1 de julho de 2014
por Kasey Edwards
“Nossa, você está ótima. Como emagreceu!”

Disse uma das mães para mim na saída da escola.

Foi um elogio inesperado, porque, depois de anos de ódio ao meu próprio corpo eu acabei colocando mais esforço em me aceitar, sustentar uma alimentação saudável e criar hábitos rotineiros de exercícios do que em lutar para simplesmente diminuir de tamanho.

Mas ainda que emagrecer não fosse meu objetivo, eu me senti elogiada. Na nossa cultura, dizer a uma pessoa que ela emagreceu é, de fato, um dos maiores - se não o maior - dos elogios.

Fomos condicionados a acreditar que perder peso é sinônimo de sucesso, controle da própria vida, muita saúde e, claro, beleza.

O emagrecimento é celebrado em todos os aspectos da nossa cultura - em conversas de jantares formais, reality shows, capas de revistas, desafios corporativos e até mensagens de “saúde” do governo.

Ser magro, na nossa cultura, é mais uma questão de julgamento moral do que de saúde. Até a “preocupação” da mídia com mulheres extremamente magras vem embrulhada num certo grau de admiração.

Por exemplo - a atriz Sharni Vinson, de Home and Away, foi fotografada recentemente em uma praia de Miami com vários quilos a menos, e o artigo incluiu uma citação que explicou o emagrecimento como sinônimo de trabalho árduo:

“Eu sempre perco peso quando estou filmando - você está constantemente atarefada e no set de filmagens, dando 110% de si."

Reportou o artigo como sendo a fala da atriz sobre o assunto.

A admiração do emagrecimento, assim como o papo sobre peso, é uma estratégia social difundida e aceita para mulheres se conectarem umas com as outras. Eu sou tão culpada quanto a vizinha por tentar fazer minha amiga se sentir bem celebrando seus quilos a menos.

Olhando com mais cuidado, um elogio ligado ao emagrecimento é sempre um tiro no pé. Não importa o tamanho da boa intenção, junto com o elogio, o que também se diz, silenciosamente, é que o outro, quando tinha alguns quilos a mais, não estava nada legal.

Considerando que a maioria das pessoas que perde peso volta a ganhar em um determinado período, o elogio tem data de validade. É só uma questão de tempo para que ele seja vazio e nulo. Então, mais que fazer nossa amiga se sentir bem, nós efetivamente a alertamos de que qualquer ganho de peso futuro não passará despercebido.

Isso talvez seja o mais desagradável acerca de afirmações relativas à mudanças no nosso corpo - sejam elas negativas ou positivas. Elas mostram como estamos todos secretamente monitorando uns aos outros, nos checando, para ver se engordamos ou se diminuimos de peso.

A medida em que objetificamos nossos corpos, em troca, aprendemos a nos objetificar inteiros, como pessoas, baseando nosso valor em como os outros nos percebem.

Naquele dia, na saída do jardim, na escola, me ocorreu que minha filha de 4 anos, a Violet, estava ouvindo o papo sobre meu emagrecimento, e o brilho temporário de afirmação que tinha me tomado rapidamente deu lugar a uma sensação nauseante.

Meu medo é que minha filha aprenda, com esse tipo de troca, que se você emagrecer você é necessariamente merecedora de atenção e elogios. Ainda que aquela conversa não tenha compreendido, na realidade, nenhuma mensagem real de saúde ou afirmação do corpo. Ainda que ela tenha, na verdade, significado um reforço da busca doente da nossa sociedade por emagrecimento a todo custo, e da insistência repulsiva em julgar o valor do outro - particularmente o das mulheres - pela aparência.

Não podemos criar nossos filhos para serem felizes e confiantes com seus corpos se eles seguirem ouvindo suas mães julgando umas as outras pelo tamanho do jeans. Precisamos parar de usar a perda de peso como um benchmark, uma medida do quanto estamos bem, um parâmetro de sucesso na vida.

Dar foco às flutuações constantes dos tamanhos dos nossos corpos só serve para nos fazer sentir ainda mais inseguros com relação a nossa aparência. Um dos maiores presentes que podemos nos dar, e aos nossos amigos, é um espaço seguro, livre das desprezíveis e ansiosas mensagens ligadas ao peso e à aparência, que nos tiranizam.

Se realmente nos importamos uns com os outros - e com nossos filhos - é hora de encontrarmos um outro jeito de expressar nossa admiração e amizade.


* Kasey Edwards passou mais de uma década escalando os degraus corporativos como consultora até acordar uma manhã e descobrir que não queria mais ir ao trabalho. Nunca mais. Mistura humor, irreverência e muita pesquisa para escrever sobre satisfação no trabalho, maternidade, FIV, auto-estima e imagem. Mora em Melbourne com seu marido e a filha, e é autora de quatro best-sellers.

Nota: Texto original em inglês, escrito por Kasey Edwards e publicado no Daily Life. Traduzimos com a autorização da autora. Agradecemos. FONTE
segunda-feira, 30 de junho de 2014
Primeira vez na vida que emagreço sem passar fome, sem passar vontade e sem comer coisas com gosto de papelão molhado (vide ricota). Acho que nunca comi tão saudável e satisfatoriamente!
Estou cada dia mais certa que a Paleo vai ser minha 'companheira' pro resto da vida <3
Achei uma tabela bacanuda pra imprimir e colar na geladeira caso você resolva se aventurar nesse caminho mais saudável também. Acredite: vale a pena!!



*ps: clique com o botão direito na imagem e depois clique em "abrir imagem em nova guia" pra visualizar a tabela num tamanho maior
domingo, 29 de junho de 2014

1 . Aumentar a ingestão de frutas
Ao iniciar qualquer dieta de "alimentação saudável", muitas pessoas parecem cometer erros, como substituir a “junk food” por infinitas saladas de frutas, vitaminas de frutas e petiscos de frutos. Só porque é natural não significa que é uma boa escolha. A fruta tem muita frutose, algo que deve ser minimizada para impedir a inflamação, a resposta à insulina e, finalmente, a conversão para o armazenamento de gordura.

2 . Deixar de se organizar
Se você é organizado, a alimentação saudável não tem de tomar muito tempo, mas o planejamento prévio é essencial. Ser organizado e ter os ingredientes que você precisa à mão, refeições planejadas e planos de contingência para situações complicadas (como eventos sociais) é essencial para o sucesso. Se você está com fome em uma festa que você sabe que iria, você não se organizou o suficiente para fazer as escolhas alimentares acertadas. Acabei de terminar meu primeiro livro, o Paleo Livro de Receitas - O objetivo deste livro é tornar possível o delicioso café da manhã Paleo e fácil com um pouco de organização. Eu adoraria ouvir o que você pensa sobre isso!

3. Prepare-se para perder 20 kg / Ganhar uma Composição Corporal Atlético em 7 dias
Eu li sobre um monte de pessoas que estão decepcionadas por seguirem um plano de alimentação Paleo por uma semana e não perdeu nenhum peso/mudou sua composição corporal ainda. Esta não é uma " dieta" para os benefícios cosméticos a curto prazo - é um estilo de vida que você pode seguir para o resto de sua vida, levando a benefícios para a saúde a longo prazo. Se você está procurando uma dieta para entrar em seu biquíni em 4 dias (antes de retornar à sua forma anterior de comer e se exercitar), você veio ao lugar errado!

4 . Tentar fazer Junk Food Paleo
Não é realista esperar substituir uma dieta de junkfood com paleo equivalentes . Enquanto você pode ser capaz de encontrar pacotes de comida que são amplamente Paleo, nenhuma delas é um substituto para os alimentos adequadamente preparados - com ingredientes de boa qualidade. Há momentos para essas substituições "Paleo ", como quando estiver na estrada - mas esses tempos devem fazer a exceção, não a regra .

5. Manter alimentos ruins na sua dispensa
Pode haver centenas de dólares em massas, pratos prontos e produtos de panificação na sua despensa. Pode parecer um desperdício jogá-lo fora - mas para realmente comprometer-se a uma melhor forma de comer, não há lugar para isso em sua cozinha. Doá-lo ou jogá-lo fora, mas não mantenha em primeiro lugar na sua cozinha, ou segurá-la para uma emergência. Comprometa-se! Livrar-se! Reabasteça!

6. Comendo Nozes demais
Nozes e Castanhas são alimentos paleo, mas possuem calorias também, muitas delas. É fácil lanchar algumas ou muitas delas. Algumas não possuem ômega 3 ômega 6 numa relação favorável – outra razão para pegar leve e limitar as nozes a uma mão cheia por dia.

7. Temer a gordura
É provável e não é surpresa que depois de muitos anos sendo alertado sobre as maldições da gordura, muitas pessoas se receiam. Apesar de ler e entender os conceitos Paleo, quando o ponto é comer gordura, algumas pessoas ainda se mantém cautelosas, e muitas cortam a gordura da carne ou cozinha com a menor quantidade de óleo de coco possível. Eu penso que leva tempo e reforço – tenha certeza de que sua alimentação contém a quantidade adequada de gordura.

8. Ignorar Controle de Porções
Calorias importam. Eu li muitos comentários nos quais as pessoas tem sido estritamente Paleo e ainda assim não estão perdendo peso e até aumentar de peso. Não se supõe que você deva comer o que desejar – especialmente se estiver acima do peso. Na Alimentação Paleo erros no tamanho da porção importam SIM.

9. Tornar-se fixado em uma certa “rótulo” de Paleo
Existem muitos jeitos diferentes de se alimentar dentro do Espectro Paleo. Algumas pessoas podem fazer uma alimentação low carb e outras podem seguir o protocolo auto-imune. Se não está dando certo, mude para algo novo. Seguir algo que claramente não está funcionando para você não faz sentido. Experimente. Encontre o que funciona pra você.

10. Permitir que uma escorregada arruíne seu dia, sua semana ou seu mês.
Algumas vezes as coisas dão errado. Você pode ter comido algo que não é Paleo por alguma razão qualquer. No lugar de usar isso como desculpa para comer mais desses alimentos, essa é a perfeita oportunidade para seguir em frente. Não há nada errado em comer algo não Paleo ocasionalmente, providenciando uma excelente oportunidade para que não estrague o restante de seus esforços.

11. É Ciência!
Você escuta pessoas que começam a questionar tudo sobre a lente Paleo. Computadores e medicina moderna não eram presentes na era Paleolitica – então não deveríamos usá-las? Pode até ser verdade, mas temos o benefício da ciência moderna e da pesquisa aliadas a Paleo para obtermos os melhores resultados possíveis. – seria bobo de nossa parte não aproveitarmos.

12. Não dormir adequadamente
Dormir é uma parte muito importante do estilo de vida. Eu poderia argumentar que é, na verdade, o fator mais importante. Sem dormir direito, você pode comer de forma Paleo perfeitamente, ter um plano de atividades perfeito, mas ainda assim não estará em sua melhor forma para uma vida saudável. Sem um sono adequado, seus mecanismos corporais não funcionarão de forma eficiente, você não irá recuperar-se adequadamente da atividade física e não lidará com stress de forma adequada. Tente descobrir a razão de não estar dormindo bem e tome providências para resolver isso com o estilo de vida Paleo e melhorar sua saúde.

13. Tentar fazer as coisas se encaixarem
Você sabe que seu “latte sem gordura” pela manhã ou sua taça de vinho não estão no espírito Paleo mas você tenta encaixar de qualquer jeito. Se você tem de justificar a razão pela qual faz isso, você provavelmente não deveria fazer – pelo menos não com tanta frequência.

14. Evitar o Sol.
Parece que há cada vez mais estudos toda semana mostrando-os como a vitamina D é crucial – e ainda assim muitas pessoas evitam o Sol e se cobrem com protetor solar só de ouvir falar no Sol. Até mesmo na Austrália, no horário certo, pela duração certa, exposição ao Sol é bom e faz bem.

15. Se recusar a cozinhar
Não tomar o ato de cozinhar seriamente limita suas escolhas para alimentação e será muito mais difícil comer bem. Cozinhar não precisa ser difícil ou consumir tempo – pode, na verdade, ser relaxante, rápido e muito recompensador.

16. Fechar os olhos para ocasiões sociais e restaurantes
É muito fácil deixar algumas poucas e pobres escolhas passar quando estamos comendo socialmente – mas essa podem adicionar muito. Com passos como saber as opções alimentares com antecedência e não ir aos eventos com fome pode minimizar os danos e trazer boas escolhas. Se é muito difícil comer de forma diferente do resto do mundo, talvez organizar eventos sociais não baseados em alimentos seja uma opção ou oferecer-se para cozinhar para seus amigos com alternativas melhores no menu.

17. Ficar obcecado com o “Dia do Lixo!”
Paleo não deveria ser chato ou restritivo – se você sente assim, você precisa reintroduzir uma variedade maior de novas receitas. Quando planejar um dia do lixo se torna o foco de sua semana, está na hora de entender o que está errado e consertar. Com uma variedade de possibilidades Paleo, os pensamentos em alimentos ruins deveriam estar distantes de você.

18. Não se mexer
Fitness é uma parte importante do estilo de vida Paleo. Enquanto Nutrição é uma parte enorme, a importância de estar ativo e levantando coisas pesadas de vez em quando não deveria ser ignorada. Paleo não significa começar e terminar com alimentação.

19. Não tirar medidas/ Resultados
Quando você se sente bem, é difícil se lembrar de como você se sentia antes. Se você tem exames de sangue, tome nota de seus resultados e anote como se sente a cada mês, por alguns meses, será óbvio observar como a Paleo está funcionando e o que pode fazer para melhorar.

20. Ouvir a sabedoria convencional
Seguir uma “sabedoria” convencional muitas vezes não é compatível com a Paleo e pode gerar confusão. Uma vez que decidir manter-se na Paleo, é importante filtrar as muitas histórias de saúde que aparecem na mídia ou simplesmente ler apenas para entreter-se.

21. Falhar em Ler e Pesquisar
Aqueles que se mantém num estilo de vida saudável parecem ser aqueles que entendem o impacto que isso tem em sua saúde. Quanto mais você ler e pesquisar, mais você pode melhorar sua saúde e seu estilo de vida. Seguir um estilo de vida baseado somente no exemplo de outras pessoas sem entender os princípios faz com que seja muito difícil e quase impossível manter esse estilo e segui-lo adequadamente.

22. Não contar aos outros
Numa mudança é realmente muito importante ter suporte. Família e amigos irão (assim esperamos) ajudar a acomodar seus desejos nutricionais e até mesmo seguir seu exemplo; Se você está encontrando dificuldades, ter uma rede de suporte é valioso. Procurar outros que seguem a Paleo é um jeito importante de construir uma rede de suporte com as pessoas que vivenciam o mesmo que você.

23. Não perseverar
Mudar sua Alimentação pode ser muito difícil. Uma síndrome de abstinência é possível quando há essa mudança. E pode ser bem fácil de se abandonar tudo nesse momento – quando na realidade se houver um pouco de perseverança você passará por esse estágio e tudo ficará mais fácil. Manter-se, independente de quão difícil seja e de quantos erros você tenha cometido, valerá a pena.

24. Segurar-se a algo que você gosta muito e não serve mais.
Coca cola diet imediatamente aparece na mente como algo que as pessoas lutam para deixar para trás. Produtos como esses são extremamente aditivos, mas certamente não funcionarão para você diante das suas escolhas e objetivos Paleo.

sábado, 28 de junho de 2014

Tenho 26 anos, dos quais 3 estava com sobrepeso e os 3 últimos, infelizmente, atingi a obesidade. Nessa semana que se passou li bastante o blog do Dr Souto e 85% dos tópicos fundamentais e FAQ no grupo do facebook sobre o estilo alimentar Paleo (links aqui à esquerda).

Venho de uma vida a base de diets e lights, corantes e conservantes. Viciada em qualquer coisa que tenha trigo na composição, ficou bastante óbvio (depois de ler o Barriga de Trigo) o porquê de meu peso e compulsão por comida aumentarem a cada dia.

Comparo a farinha de trigo à cocaína: quanto mais consumo, mais compulsão eu sinto, mais descontrolada eu fico, mais eu quero "botar pra dentro". E o pior: há histórias que a indústria alimentícia não nos conta direito... por ex: há pães ditos "integrais" que na verdade levam farinha branca e apenas um pouco de integral. E mesmo as literalmente integrais são prejudiciais a saúde tanto pelo gluten quanto pelo alto índice glicêmico. Não era a toa que eu tinha vontade devorar O SACO INTEIRO de pães ~light~ que a nutricionista indicava...

Comecei dietas lowcarb como Dukan e Atkins, mas algo nelas me desagrada profundamente: ficar muitos dias sem comidas essenciais (a Dukan, por ex, só libera frutas lááá no final da dieta) por longos períodos... Sem contar o tanto de industrializados permitidos. Acho absurdo proibirem frutas, mas liberarem gelatina diet que nada mais é que uma mistura de conservantes e corantes sem nenhum valor nutricional.

Foi então que me deparei com o blog do DrSouto e um mundo novo se abriu diante dos meus olhos (é exagerado? sim. mas é verdade também! hahaha). A dieta é basicamente:
- Ausência de grãos
- Ausência de açúcar
- Ausência de laticínios
- Ausência de alimentos processados

Para mais detalhes, acesse o blog ou dê um seach no google ;)

Conforme forem passando os dias eu conto o que sinto, o que melhorou, etc... com a dieta!

Beijos ;*
sexta-feira, 11 de abril de 2014
Páscoa!? Páscoa tem todo ano.
Você NÃO precisa comer chocolate. (a não ser que alguém aponte uma arma na sua cabeça rss)

Não espere que as outras pessoas adivinhem e cozinhem o que você deveria comer...
Planeje sua alimentação.
Leve o que você pode comer.
Não invente desculpas tipo "ai, mas tava ali e eu..." NÃO.
Ou você come consciente que ingeriu PORQUE QUIS, ou não come.
Vamos parar de botar a culpa na comida né, gente... a coitadinha tá ali parada... ela não pula na boca de ninguém não!! hahaha (experiência própria)
Não coma pra se arrepender depois.
Não coma pra ter que recomeçar... pela milésima vez.
Olha até onde chegou e veja se vale a pena botar tudo a perder por uma refeição que te trará mal estar depois.
Coma pra nutrir o corpo. Nunca pra preencher o vazio da alma.
quarta-feira, 26 de março de 2014
"A Verdade é: eu estou acima do peso.
Você acha que eu não sei disso?
Que suas palavras cruéis estão mostrando algo que eu já não vejo?
Você não me conhece.
Você não sabe nada sobre mim além do que se vê por fora.
Eu sou MAIS que um número na balança.
"
Queria poder ir atrás e responder exatamente isso para cada familiar (e outras pessoas) que me enchem o saco por estar gorda. Será que acham que eu gosto de estar assim? Pouquíssimas pessoas gostam e eu não sou uma delas.
A questão é: só quem é/já foi gordo sabe a luta que é pra sair da inércia da obesidade e a força de vontade necessária para emagrecer e continuar em forma.
"Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter:
calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri,
viva as minhas tristezas, as minhas dúvidas e as minhas alegrias.
Percorra os anos que eu percorri, tropece onde eu tropecei e levante-se assim como eu fiz.
E então, só aí poderás julgar.
Cada um tem a sua própria história.
Não compare a sua vida com a dos outros.
Você não sabe como foi o caminho que eles tiveram que trilhar na vida."
 Assim começo meu relato de como vou trabalhar para mudar meu maus hábitos de vida e tentar diminuir a capa de gordura que não pertence a este corpinho.

Siga no Facebook

Quem sou eu

Minha foto
Ex-viciada em junk food mudando a alimentação para um estilo Paleo-LCHF e aprendendo a ser saudável para promover saúde um dia. Viciada em música, seriados e livros. Mantenho a sanidade quando possível... e o bom humor sempre.

Comprinhas

desconto no HealthDesigns é só criar sua conta através deste link e, depois de escolher seus produtos, digitar no carrinho de compras o código sobasico

10 dólares de desconto no iHerb com o código: ZTW685

InstaFit

Lightchê - Eu participo

Leitura da Semana

Metas e Recompensas

  • 90 kg - 22/09 - Blacktrack
  • 87 kg - 13/10 -
  • 84 kg - 03/11 - Sérum MaryKay
  • 81 kg - 24/11 -
  • 78 kg - 15/12 - Blot MAC
  • 75 kg - 05/01 -
  • 72 kg - 26/01 - Matchmaster
  • 69 kg - 16/02 -
  • 66 kg - 09/03 -
  • 63 kg - 30/03 -
  • 60 kg - 20/04 -
  • 57 kg - 01/06 -

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.