terça-feira, 29 de julho de 2014

Preciso contar algo a vocês hoje: venho fazendo dieta desde que me entendo por gente.
Já fiz RA, "da usp", "do leite", South Beach, Dukan, Atkins, "dos chás" e mais um monte que vocês puderem imaginar.

E eu tenho um sério problema com arroz. E toda vez que vinha uma nutri falando pra eu comer 2 colherinhas disso, mais 2 bolachinhas daquilo eu morria um pouco por dentro. Porque eu sabia que não ia durar muito.

Eu seguia a dieta bem por duas semanas... até um mês, que era o tempo de voltar no retorno. Emagrecia. (claro, saindo de uma ingestão diária de 3 mil calorias pra um cardápio de 1000 todo mundo emagrece).
Só que eu não conseguia me manter por muito tempo comendo de 3h em 3h horas. Gente, quem trabalha fora ou estuda o dia todo não pode parar pra ficar mastigando.
Como fazer? Vou mandar o paciente "aguentar ali um pouquinho" que vou comer meu lanche da tarde e já volto!?

E sobre as porções de arroz e derivados de glúten que me deixavam compulsiva? Eu ficava numa fissura TÃO GRANDE que pensava em comer 24h por dia.
7 dias por semana.

E quando sucumbia e jacava, me sentia mal, me sentia um fracasso. Pior do que me sentia por estar gorda. Então comia pra me consolar e voltava ao fundo do poço.

Eis que fui me descobrindo com o passar do tempo... vi que meu desempenho melhor é uma dieta com menor quantidade de carbos e livre de industrializados. Afinal, de quê adianta fugir da coca zero com corante, conservante, adoçante, etc se eu vou consumir exatamente a mesma coisa numa gelatina zero!?

Resolvi cortar o glúten e açúcar por 30 dias pra testar como seria. Depois disso, me sentia tão bem que não quis mais voltar a consumi-los. Minhas compulsões sumiram, eu não me sinto mais uma viciada que só pensa em comer. Eu como calmamente... não engulo o prato todo naquele desespero de "não deixar a comida fugir".

Eu não tenho mais cólicas, não tenho mais as diarréias e desconforto que sentia quando comia pão, macarrão, bolachas (normal ou integral). Não tenho mais dores no estômago, nem azia, nem refluxo.
Não tenho mais aquele "desânimo de viver". Meu humor melhorou absurdamente.

E é só voltar a comer glúten que esse quadro horrível todo volta. Eu cheguei até a fazer exames para ver se tinha algum tipo de intolerância e o resultado veio negativo. A nutri achou absurdo eu querer excluir pães/massas/bolachas porque são fontes de carbo. E daí? Açúcar também é e ninguém "receita" isso num cardápio.

E há quem diga que "mas comer de tudo um pouco é o certo".
Mas falar pra um ex-alcoolista que beber de tudo um pouco também é certo!? Vai falar que é falta de vontade dele de não conseguir ficar só no primeiro gole?

Se algo faz mal pra alguém, por quê forçá-la a consumir isso!?

Eu não excluí um "grupo alimentar". Eu não excluí os carboidratos. Ainda consumo eles em forma de frutas, batata doce, mandioca, abóboras e afins.

Excluí o que me faz mal.
Eu como comida de verdade. Frutas, verduras, legumes e carnes frescas. Como pra me fazer bem, não pra me punir ou me consolar.

E nunca na vida comi tão bem, tão sem culpa e tão sem compulsão. E emagrecendo.
Nunca antes consegui ter uma alimentação tão boa, variada sem me sentir pra baixo (mau humor mesmo) por não comer "tal coisa" que fulano tá comendo.

Hoje tenho consciência que comida não foi feita pra tapar buracos de sentimentos...
Foi feita pra nutrir. Afinal, comida não é nenhuma inimiga

comida é só comida.

Meu registro de alimentação: http://instagram.com/sobasico_paleo

8 comentários:

  1. Oiee!
    Cada caso é um caso..
    eu se excluir esse tipo de alimento aí é que me sinto fraca, com dor de cabeça, desanimada, mas só você sabe o que é melhor pro seu corpo, se você se sente bem e está tendo resultados é ótimo, vai com tudo (:
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, amei teu post. Eu sou assim também! Tenho duas coisas que me levam à compulsão: açúcar e batata. Vai entender né?! Desde que eliminei esses itens da minha rotina alimentar estou bem melhor, ainda não sei se vou emagrecer mas estou vivendo a vida de outra forma. O mal-humor é quase zero!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ah algo que ainda me incomoda, o chocolate, mais tudo é questão de força né.

    ResponderExcluir
  4. muito legal seu post!
    e agora depois da cirurgia preciso me adaptar a comer de 3 em 3 horas e não falhar!!!!
    e seguir a risca o que a nutri pede!!
    sei que vai ser doido pra mim!
    mas to disposta a seguir em frente
    beijos amada

    ResponderExcluir
  5. Como eu te entendo... já passei por isto tudo e percebo a 100%.

    ResponderExcluir
  6. Amei esse depoimento.
    Me identifiquei muito, muito mesmo! :)
    Nunca tinha parado para pensar por esse lado: "Se algo faz mal pra alguém, por quê forçá-la a consumir isso?"
    Achei perfeita a colocação e a comparação com o alcoolismo. É isso mesmo... ngm entende o que é ser viciada em comida, sabe? Só quem passa pra saber. Estou amando a dieta e estou me sentindo super bem com ela. Beijos e volte sempre ao meu cantinho.

    ResponderExcluir
  7. Cara,eu tenho problemas com comida...Se eu tô triste eu como,se tô feliz eu como,se tô sem fazer nada eu como,se estou na correria eu como do mesmo jeito...rsrs...Onde está o tal do meu equilíbrio?
    Preciso da sua ajuda no meu blog,da sua opinião,posso contar com ela?
    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Em primeiro lugar, vc escreve muuuuito bem. Parabens!
    Adoro ler os seus textos e me identifico suuuper com eles.
    Esses momentos de compulsao, de se sentir um fracasso por comer o que nao deve e depois acabar no fundo do poço me descreve completamente.
    Acho que tudo é uma questão de adaptação, pra mim ainda é um pouco dificil resistir a certos alimentos, mas outros que eu tinha o habito de comer diariamente já nao sinto a menor falta deles.
    O negocio é se descobrir.

    Beijos

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto! heuheuehu Obrigada pelo carinho xD

Siga no Facebook

Quem sou eu

Minha foto
Ex-viciada em junk food mudando a alimentação para um estilo Paleo-LCHF e aprendendo a ser saudável para promover saúde um dia. Viciada em música, seriados e livros. Mantenho a sanidade quando possível... e o bom humor sempre.

Comprinhas

desconto no HealthDesigns é só criar sua conta através deste link e, depois de escolher seus produtos, digitar no carrinho de compras o código sobasico

10 dólares de desconto no iHerb com o código: ZTW685

InstaFit

Lightchê - Eu participo

Leitura da Semana

Metas e Recompensas

  • 90 kg - 22/09 - Blacktrack
  • 87 kg - 13/10 -
  • 84 kg - 03/11 - Sérum MaryKay
  • 81 kg - 24/11 -
  • 78 kg - 15/12 - Blot MAC
  • 75 kg - 05/01 -
  • 72 kg - 26/01 - Matchmaster
  • 69 kg - 16/02 -
  • 66 kg - 09/03 -
  • 63 kg - 30/03 -
  • 60 kg - 20/04 -
  • 57 kg - 01/06 -

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.