terça-feira, 22 de julho de 2014

Há gordo que quer emagrecer nunca admite que seu excesso de peso é porque come demais. Culpa um hipotireoidismo inexistente, culpa o metabolismo supostamente lento, culpa a indústria alimentícia que só pensa no lucro e detrimento da saúde do consumidor (essa última não deixa de ser verdade)...

Quando vemos uma pessoa magra e comentamos com ela "nossa, você é magra, deve comer tão pouco!" e ela já rebate: "imagina, menina! eu como muito... sou 'magra de ruim' "

Já se uma pessoa com excesso de peso que quer emagrecer é questionada sobre seu cardápio pela Nutri/Nutróloga/Endoc ela já replica sem dar tempo de continuarem a pergunta: "Euuu!? mas eu como TÃO POUQUINHO, não sei porque engordo tanto!"

Para uma pessoa obesa em negação, tudo é no diminutivo:

- Ahh eu comi uma coxiiinha...
- Foram só uns bombonzinhos...
- Vou repetir só mais um pratinho de feijoada...
- No churrasco só comi uns pãezinhos com lingüicinhas
- Me dá só mais um pedacinho dessa sobremesa aí...

Falando em sobremesa, lembrei dos tamanhos de porções... Se você pede para uma pessoa magra um pedacinho de pudim, ela vai trazer um pedacinho mesmo. Se você pede pra alguém mais gorda um pedacinho, é bem provável que ela volte com 1/5 do pudim em um prato para você.

Que fique bem claro: não estou sendo preconceituosa ou coisa do tipo.
É ótimo se a pessoa gosta de si mesma acima do peso, mas se ela está insatisfeita e quer emagrecer, o primeiro passo é ser sincera consigo mesma.

Estou descrevendo experiências que tive... tenho uma tia bem gorda que culpa os medicamentos que toma e a genética pelo peso que tem. A ironia é que a irmã dela é super em forma... rss
Ela deve ser adotada e ninguém, nem minha avó sabe, né?  hahaha

Eu não uso "diminutivos", mas confesso que não comia na frente das pessoas o mesmo tanto que como quando estou sozinha em casa. E algumas vezes já me falaram: nossa, você é gordinha, mas nem come tanto... Poisé. Não na frente dos outros.

Mas saiba: todo esse meu exagero e compulsão se dava pelo efeito viciante do glúten e do açúcar... SIM!! (hahaha parece até desculpa de gordo em negação né!?)
Eles agem no cérebro da mesma forma que outras drogas e nos faz perder a mão às vezes (no meu caso eram muuuitas vezes). E olha, haaaaja autocontrole pra comer uma colherinha disso... meia porçãozinha daquilo, viu?

Por isso decidi abrir mão dessas duas coisas. Se me fazem mal pra saúde e pra autoestima: LIXO!

Algo que aprendi ao longo do tempo...

"Não adianta comer escondido, a gordura aparecerá em público!"

Tenho melhorado aos poucos... compulsões estão inexistentes desde que excluí o glúten e o açúcar. Não sinto falta de maneira nenhuma. Essa é a vantagem de comer de maneira "limpa" (comida de verdade): seu paladar melhora e não sente mais falta de comidas pouco nutritivas mais.

Paleo é amor <3
Paleo, pra mim, é liberdade! <3

3 comentários:

  1. Gostei do seu post. Sempre arrumei desculpas. Vamos parar com isso. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post.
    Não tomo remédios então nao posso culpa-los. Neeeeeeeeeeem de longe a genética, minha mãe pesa 45 kg, faz uma dieta danada p engordar e nada.
    A culpa é do olho grande mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog e estou devorando cada post. To em fase de pesquisa ainda sobre a paleo, tenho muitas dúvidas, muitos medos, mas to cada vez mais interessada. Será que eu encaro? rsrs
    Bjos!

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto! heuheuehu Obrigada pelo carinho xD

Siga no Facebook

Quem sou eu

Minha foto
Ex-viciada em junk food mudando a alimentação para um estilo Paleo-LCHF e aprendendo a ser saudável para promover saúde um dia. Viciada em música, seriados e livros. Mantenho a sanidade quando possível... e o bom humor sempre.

Comprinhas

desconto no HealthDesigns é só criar sua conta através deste link e, depois de escolher seus produtos, digitar no carrinho de compras o código sobasico

10 dólares de desconto no iHerb com o código: ZTW685

InstaFit

Lightchê - Eu participo

Leitura da Semana

Metas e Recompensas

  • 90 kg - 22/09 - Blacktrack
  • 87 kg - 13/10 -
  • 84 kg - 03/11 - Sérum MaryKay
  • 81 kg - 24/11 -
  • 78 kg - 15/12 - Blot MAC
  • 75 kg - 05/01 -
  • 72 kg - 26/01 - Matchmaster
  • 69 kg - 16/02 -
  • 66 kg - 09/03 -
  • 63 kg - 30/03 -
  • 60 kg - 20/04 -
  • 57 kg - 01/06 -

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.